Ah se a "moda pega"! Se a "corrente" da reciclagem tivesse seu "ELO SOCIAL" fortificado pelo comprometimento de toda sociedade, o Brasil teria seu grave problema do descarte do lixo e do aumento dos lixões reduzido drasticamente, visto que somos um país que recicla apenas 3% do lixo produzido anualmente e pouco se tem sido feito pelas esferas governamentais para a mudança desse quadro. Entretanto, esta realidade pode ser revertida se dermos a devida atenção ao descarte do nosso lixo diário, se educarmos as atuais e as futuras gerações, desde o simples ato de não jogar lixo no chão, até a coleta e separação do lixo e a sua posterior reciclagem (transformando o lixo em luxo), reflorestando, diminuindo o consumo de matérias-primas/insumos de plásticos - copos, canudos, etc. - são ações que diminuem consideravelmente a poluição e o desmatamento ao meio ambiente já tão degradado.
A reflexão precisa vir enlaçada em prol de um equilíbrio ambiental desejável. A quantidade de lixo cresce à medida que a população também cresce e por essa razão se torna cada vez mais importante a realização da reciclagem do lixo.
Reciclagem é a "onda", quanta coisa uma caixa de papelão pode virar? Garrafas, tampinhas, garrafas de vidro e aquela madeira de demolição que vira um móvel super contemporâneo? Vamos usar de nossa criatividade e ajudar em nossa economia doméstica e o meio ambiente agradecerá!
O Projeto "Lixo Zero Social 10" nos traz uma solução viável na questão ambiental ao realizar a reciclagem e o descarte correto do nosso lixo e, em paralelo, possui o compromisso com o social, ao oportunizar aos brasileiros das classes populares e as suas famílias, cursos, atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos que serão disponibilizadas nos Prédios Sociais contemplado pelo projeto. Portanto, para além do compromisso ecológico o "Lixo Zero Social 10", contribuirá concomitantemente para uma ascensão social de milhares de indivíduos atendidos pelos prédios e viabilizará a criação de milhares de empregos beneficiando os trabalhadores e a economia em todo o Brasil.
Redação: Valdirene Manhães - Diretora Regional de São Pedro da Aldeia da Federação do Elo Social RJ
Edição e Revisão: Luciana Moura - Diretora Estadual da da Federação do Elo Social RJ
Páginas acessadas:
Comments